artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer

artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer - Olá amigo Dicas Programer, No artigo que você lê este tempo com o título artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer, nós preparamos bem para este artigo você ler e baixar as informações nele . espero preencher cargos nós escrevemos isso, você pode entender. Bem, boa leitura .

título : artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer
link : artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer

Baca juga


artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer

Uso constante do Farol Baixo, mesmo em viagens longas, pode reduzir a vida útil da bateria do carro?  E como fica o consumo do combustível?(Análise seguindo a nova lei brasileira, e considerando fatores sobre a fabricação dos carros nacionais)


Polêmia ou não sobre a nova lei, que obrigará que os motoristas brasileiros usem o farol baixo nas rodovias, em qualquer condição (dia,noite,chuva,etc),o que vamos discutir aqui neste artigo são as consequências técnicas que isso pode levar, e também uma readaptação na Lei e obrigatoriedade de readaptação nas montadoras nacionais principalmente.

Todo carro de passeio, atualmente utiliza um sistema elétrico com baterias de 12V (tensão de operação). Mas, elas são vendidas em diversas amperagens (48Ah,55Ah,60Ah,etc). Para outros veículos (caminhões,caminhonetes,tratores,etc) o sistema elétrico é de 24V (usando duas baterias ou apenas uma de 24V), mas o princípio aqui discutido vale para todos.
Bateria Automotiva de 12V comum

Para um equipamento elétrico pode operar, são necessários existir tensão (V) e corrente elétrica (A), caso contrário não há operação. O fato de existir tensão, não significa que haverá corrente no circuito! E também poderá haver tensão disponível,mas não corrente suficiente para manter o circuito operando!

Em condições normais,as baterias devem durar cerca de 3 até 5 anos! Mas com o uso do farol baixo constante, e outros fatores, essa durabilidade pode ser ainda menor!

Infelizmente os carros brasileiros populares, ainda utilizam as famosas lâmpadas halogena com filamento! Exatamente como as lâmpadas incandescentes que tínhamos em casa nos anos 80/90 que eram amareladas e consumiam muito!
Lâmpada de Farol Baixo/Alto



Estas lâmpadas além de gerar alto aquecimento no farol (com o tempo vão ofuscando as lentes,nos modelos ruins que produzem UV),são uma das maiores consumidoras de corrente no carro, à nível de equipamento! Cada farol possui duas destas (direita,esquerda), que devem ser acessas na condição do farol baixo. Elas vão perdendo sua durabilidade com o uso constante. Ou seja, agora também teremos que troca-las com mais frequência e com custo$.

Contabilizando o consumo delas, mais as luzes de posição (traseira/dianteira),daria mais ou menos uns 25 Amperes! Numa bateria comum (modelos populares) que fornece 48Ah isso representa 52% do consumo máximo permitido na bateria.

Claro que ainda sobra corrente, mas ainda existem outros circuitos elétricos ligados no carro (motor, eletrônica embarcada,etc). Mesmo assim, as montadoras tentam calcular condições, em que seja possível uma folga segura no sistema elétrico, usando os acessórios originais.

Carro equipado com DRL mais econômica e eficiente

Alguns veículos mais top nacionais, possuem a chamada DRL (luz de rodagem diurna), que geralmente são feitas com tecnologia LED, muito mais estilosas,eficientes e muito mais econômicas no consumo! Elas ainda mantém todos os requisitos de segurança ,exigidos em muitos países da Europa,Ásia e América do Norte. A DRL não está mencionada na lei brasileira, e poderia ser uma excelente alternativa para melhoria de visibilidade nestes veículos!


Farol de Neblina não é Farol de Milha!
Muitos motoristas acham "bonito" ligar aqueles faróis que ficam lá embaixo no para-choque (alguns carros já vem com ele). O que muitos não sabem,é que ele NÃO é farol de milha! É farol de Neblina!
Este farol especial, só deve ser acesso em condições de neblina, exatamente para o que foram projetados (ilumina por baixo da neblina,facilitando enxergar placas e olhos de gato nas estradas). Em condições normais, não vão ajudar muito na visibilidade, além de aumentar o consumo de corrente elétrica+combustível.
Ele não irá substituir o uso do farol baixo! Ou seja, você deverá ligar o farol baixo do mesmo jeito+farol de neblina, duplicando seu problema de consumo e recarga de bateria.

Se quer beleza com baixo consumo, instale uma DRL em seu veículo com tecnologia LED.

O Problema do Alto Consumo e uso de acessórios adicionais 

Alternador (o mais á direita da foto)
Um equipamento presente em 100% dos veículos motorizados modernos (carros,caminhões,etc) é o Alternador. Ele é também conhecido como o famoso "motor de partida", mas sua função é dupla. Ele pega a energia da bateria e transforma em movimento (durante a partida do veículo) e depois transforma o movimento gerado pelo motor, em energia elétrica (recarrega a bateria).

Sem ele, todo o sistema elétrico do veículo seria alimentado 100% pela bateria, e depois de 1 dia de uso, a bateria estaria completamente sem carga (arriada), exigindo uma recarga constante na garagem/rua. 

Ele também ajuda a recarregar uma parte da energia da bateria e manter o sistema elétrico de todo o veículo (depois que o motor estiver ligado). Quase ninguém dá valor á ele nas manutenções, é necessário saber se ele está funcionando de forma correta!


Alternador Funcionando gera 14,4V ou mais

A bateria possui uma tensão de 12,4V (em média) quando estiver em boas condições de uso e carregada. Quando se liga o motor, o alternador logo sobe a tensão do sistema elétrico, para algo em torno de 14,6V (tensão de operação/recarga da bateria). Assim ele consegue carregar uma parte da bateria e ainda fornecer energia para o restante do veículo (tudo feito ao mesmo tempo). Alguns carros equipado com "voltímetro" no painel, podem confirmar o correto funcionando deste sistema.

Assim como acontece com a direção hidráulica, o alternador está conectado ao motor usando correias. Isso causa um "arrasto" pois o motor tem mais acessórios para girar, resultando num certo consumo de combustível. No caso, a direção hidráulica não causa aumento significativo no consumo, numa estrada, pois raramente faz esforço! No alternador isso depende do consumo elétrico!

Com baixo consumo de corrente elétrica (farol+acessórios desligados), o alternador vai oferecer menor resistência ao motor, ajudando a diminuir o consumo de combustível. Porém, quando o consumo de corrente elétrica aumenta (farol+acessórios ligados), o alternador começa a criar uma "resistência ao rolamento" e o motor começa a consumir um pouco mais de combustível!

Então, mais acessórios ligados, mais combustível sendo consumido! Numa viagem longa, isso pode representar mais consumo de combustível,e prejudicar o tempo de recarga da bateria (maior).

Mas o alternador pode apresentar falhas (sozinho ou por seus circuitos auxiliares). Se não estiver funcionando bem, irá deixar a bateria sozinha e ela irá arriar na certa,deixando o motorista com o veículo parado na próxima vez em que tentar dar partida. Nem sempre aquela lâmpada vermelha da bateria(+-) vai acender!

É recomendado fazer uma checagem do alternador, em uma oficina! Ainda mais agora com essa nova lei!

Em alguns casos, não basta apenas trocar a bateria por outra de maior capacidade (Ah),o alternador também deverá também ser trocado, por um modelo de maior capacidade (A), assim ele poderá gerar mais corrente para o carro, e garantir a recarga de uma bateria maior (Ah).


Acessórios não originais, tais como som com módulos potentes e outros, podem acelerar o consumo do sistema, não permitindo uma correta recarga da bateria. Com altas demandas de corrente (uso do farol baixo constante+limpador de parabrisas+farol alto+acessórios), o alternador ficará sobrecarregado e quase que não irá carregar a bateria. Nos casos de som de competição, faça o projeto usando uma bateria auxiliar, somente para o sistema de som.

Lâmpadas comuns X LED

As montadoras nacionais também deveriam ser obrigadas a fabricarem veículos com a DRL, além de usarem somente lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas,duráveis e muito mais eficientes na estrada. Esta parte deveria ser incluída na lei, para permitir o uso da DRL como substituto do farol baixo constante, no questio visibilidade.

O uso do farol baixo deveria ser obrigatório somente nas condições de chuva (de qualquer intensidade), e nos horários de menor luminosidade (madrugada, manhã, e noite). A DRL não substitui o uso do farol baixo em certas condições!

O custo para o motorista efetuar a troca de uma lâmpada comum é muito maior do que uma lâmpada LED (alta duração). Sem falar na redução da vida útil da bateria e o custo de troca da mesma.

Existem soluções tecnológicas,que podem permitir uma excelente relação com segurança/custo/benefício e isso deveria ser implantado no Brasil, seguindo os passos e tendências internacionais.

Minha recomendação é tentar trocar as lâmpadas halogenas comuns por LED, pois isso ainda não está bem definido na lei. Desde que obedeçam as normas do DENATRAM e sejam compatíveis com as originais!

Cuidado com adaptações o o uso de farol Xenon, isso é proibido, gera multas além de comprometer a segurança (risco de incêndio). Não use farol/lâmpadas mais potentes do que o sistema original, isso detonará o sistema de recarga da bateria.

Por fim, e respondendo a pergunta do artigo,não importa se o carro está rodando 3 horas direto, pode não ter sobrado corrente suficiente para recarregar a bateria (sobrecarga do sistema elétrico). Nesta condição, toda energia da bateria já pode inclusive ter sido drenada,e na próxima parada, o motorista não conseguirá dar partida (bateria arriada). Não se trata de um defeito no alternador, mas de usar mais corrente do que ele pode fornecer. As vezes 1 hora de viagem (sem sobrecarregar o sistema elétrico), pode recarregar mais que 3 horas de viagem.

Para finalizar, o motorista deve manter o faixo dos faróis sempre regulado. Um farol baixo, pode se transformar em alto,e "cegar" outros motoristas, neste caso também poderá levar multa. Aqueles carros equipados com "regulagem elétrica/automática" ajudam, mas ela na verdade serve apenas para compensar o peso de bagagem (porta-malas cheio ou vazio). Uma checagem em oficina especializada seria o mais indicado.

Defendo muito o uso do LED, tecnicamente eficiente, ecologicamente correto!

JMJG
Eng Eletrônico


Assim artigos artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer

isto é todos os artigos artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer Desta vez , espero que possa proporcionar benefícios a todos vocês . Ok, vê-lo em outro artigo post.

Você lê agora o artigo artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer com o endereço do link http://deltatheprogrammer.blogspot.com/2016/07/artigo-sobreuso-constante-do-farol.html

0 Response to "artigo sobreUso constante do Farol Baixo durante as viagens pode reduzir a vida útil da bateria do veículo?Sim e veja o motivo.Dicas Programer"

Posting Komentar

My Ping in TotalPing.com